• Informações

• Histórico

Reaberto oficialmente no dia 8 de dezembro de 2015, dia da padroeira da cidade e da Arquidiocese de Campinas, Nossa Senhora da Conceição, o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas (MAAS-Campinas), localizado no Palácio Episcopal, é formado por salas temáticas que seguem a linha do tempo e que podem ser visitadas de terça-feira a sábado. Para uma experiência histórico-cultural ainda mais completa, o Museu também recebe visitas guiadas em grupo com agendamento prévio.Com caráter intimista, o MAAS-Campinas conta com 120 obras expostas e duas mil no acervo.  Destacam-se a coleção de obras raras de Dom Paulo de Tarso Campos, terceiro Bispo e primeiro Arcebispo de Campinas, e imagens que marcaram a trajetória da Igreja Católica na região. O visitante verá utensílios utilizados pelos primeiros bispos da cidade, como cálices e cruzes peitorais, num passeio pela história, arte e religiosidade. Além da exposição, o Museu vem oferecendo uma série de cursos de Arte Sacra.Como itens de acessibilidade, todas as peças recebem placa de identificação em braile e, para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, há elevador disponível.Em 1964, Dom Pau­lo de Tarso criava o Museu de Arte Sacra, o primeiro a ser fundado no Estado de São Paulo. A coleção particular de Dom Paulo deu origem ao museu, junto com peças doadas pelas paróquias. Era pre­ocupação de então, manifestada pelas lideranças da Igreja Católica no Brasil e pela Santa Sé, que se evitasse a dilapi­dação do patrimônio histórico-artístico. O Arcebispo viu na criação do Museu a possibilidade de garantir a preserva­ção da riqueza cultural da Igreja local.Desde então, o acervo e o Museu ocuparam diferentes endereços. Inicialmente localizado à Avenida Aquidabã, teve sua coleção abrigada no Cambuí e, antes de fi­xar residência no Palácio do Bispo, o MAAS ocupou o consistório superior da Catedral Metropolitana de Campi­nas. Pela necessidade de um espaço físico mais adequado para abrigar e valorizar o acervo, O Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, decidiu transferi-lo para o Palácio Episcopal, no bairro Nova Campinas.O MAAS-Campinas fica localizado na Rua José Ferreira de Camargo, 844, Bairro Nova Campinas e funciona de terça-feira a sábado, das 9h00 às 16h30. A entrada custa R$5,00 reais inteira e R$2,50 meia en­trada. Estudantes pagam meia e pessoas com deficiência, idosos, professores e padres não pagam. Mais informações pelo telefone (19) 3790-3950.
    • Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas (MAAS-Campinas)
    • Exposição permanente
    • Local: Palácio Episcopal - Rua José Ferreira de Camargo, 844, Bairro Nova Campinas
    • Horário de visitação: De terça-feira a sábado, das 9h00 às 16h30. Fechado das 12h00 às 13h00.
    • Valor de entrada: R$5,00 reais inteira e R$2,50 meia en­trada. Estudantes pagam meia e pessoas com deficiência, idosos, professores e padres não pagam.
    • Telefone: (19) 3790-3950.
    • Email: maascampinas@arquidiocesecampinas.com
    • Facebook: facebook.com/museudeartesacracampinas
    • Acessibilidade: Legendas em braile e elevadores.
  • Fotos